Os materiais necessários para tricotar

Confecionar pequenas ou maiores peças em lã usando a criatividade e a imaginação está ao alcance de qualquer pessoa, desde que se possuam os materiais necessários para tricotar. Neste artigo vamos conhecer todos os materiais indispensáveis à prática do tricô!

A lã é fundamental para tricotar e há que ter todo o cuidado na altura da sua escolha. Da boa qualidade e da escolha acertada da lã vai depender o resultado final da peça tricotada.

Existem no mercado diversos tipos de lã diferentes desde a muito fina, fina, leve média, grossa e muito grossa.

A escolha da lã deve sempre ser feita tendo por base o fim a que se destina.

  • Para grandes trabalhos como mantas e camisolões convém empregar lã bem grossa com fios torcidos.
  • Para trabalhos mais pequenos como meias e luvas de criança usam-se preferencialmente as lãs finas.
  • Lãs médias são indicadas para luvas e cachecóis de adultos e são aquelas onde existe uma maior variedade de cores. Para os iniciantes em tricô convém utilizar lãs de média grossura pois são mais fáceis de manusear.
  • As linhas de algodão, próprias para tricotar mantilhas, cobertores e roupas variadas são indicadas para quem tem já bastante prática no manejo das agulhas uma vez que é mais suscetível de deixar pequenos defeitos muito expostos.

Algumas pessoas começam por escolher a lã segundo a sua cor o que é um erro. Antes de pensar na cor é preciso pensar naquilo a que a lã se destina. Só depois de ter definido qual o tipo de lã ideal para o trabalho que se pretende realizar se deve pensar na cor a escolher. É melhor adequar a cor à lã, do que tentar comprar a lã condicionado pela cor.

Agulhas

As agulhas são indispensáveis no tricô. Na compra das agulhas há que levar em consideração o tamanho, o material e o tipo de agulha a utilizar. Nem todas as agulhas de tricô servem para realizar o mesmo tipo de trabalhos, e a escolha de uma agulha errada pode comprometer a qualidade final da peça tricotada.

Tamanho

Para começar compre sempre o tamanho de agulha sugerido no novelo de lã que vai usar. Se não tiver essa indicação em boa conta corre o risco de tricotar uma peça que ficará muito esburacada, ou muito apertada. Agulhas grossas são mais fáceis de manusear, para iniciantes estas são as agulhas ideais. Existem agulhas de vários tamanhos:

Agulhas de tricô clássicas

Medem entre 25 e 40 cm de comprimento e entre 2,0 e 2,5 mm de espessura. Apresentam numa das pontas um bico, e na outra um botão que impede as malhas de se desenfiarem.

Agulhas de tricô auxiliares

Utilizadas para fazer tranças e pontos parecidos com entrançados. Costumam ter uma dobra a meio para afixar a lã enquanto se tricotam os diferentes passos do entrançado. São normalmente feitas em alumínio.

Agulhas de tricô de duas pontas

Apresentam duas pontas bicudas e são de tamanho reduzido. Servem para tricotar pequenas peças como meias e luvas. Existem em madeira, plástico e alumínio e por vezes vendem-se em conjuntos de quatro ou cinco.

Material das agulhas

Existem agulhas em plástico, madeira, bambu, alumínio e metal. As mais simples de trabalhar são as de plástico ou bambu, as agulhas de metal são para pessoas com mais prática pois tornam-se escorregadias.

Tipo de agulhas

As agulhas de tricô podem ser retas (dois pauzinhos), circulares ou duplas.

As agulhas retas são as mais indicadas para quem está a começar no tricô.

As agulhas circulares são unidas por um fino cabo em plástico e são frequentemente empregues em trabalhos circulares. As agulhas flexíveis são muito semelhantes às agulhas circulares mas são rematadas por um botão. Servem para trabalhos maiores como roupas ou mantas.

Agulha de Bordar

Embora bordar e tricotar sejam atividades completamente diferentes, é muito útil estar munido de uma agulha de bordar quando se faz tricô. A finalidade da agulha de bordar é ajudar a esconder pontas soltas nos trabalhos em tricô. Sempre que se muda de lã, ou quando se termina um novelo e se começa outro ficam pontas de lã soltas que se não forem disfarçadas podem desfear o trabalho final. A agulha de bordar serve para esconder na perfeição essas pontas soltas e deixar tudo com aspeto mais profissional.

Tesoura

Uma tesoura para cortar os fios de lã faz sempre muita falta quando se tricota. Pode ser utilizada uma tesoura com ou sem bicos, desde que corte bem, e não moa as pontas de lã em vez de as cortar. As tesouras de tamanho mais pequeno são mais práticas pois permitem um manuseamento mais minucioso.

Caixa de arrumação

Para que todo o material de tricô fique devidamente organizado e sempre disponível para quando precisar dele, é bom que tenha uma caixa de arrumação. A caixa deve possuir dimensões de acordo com o que precisar de lá guardar para que os variados novelos de lã, as diferentes agulhas, as amostras de trabalhos e tudo aquilo que costuma usar a cada vez que tricota esteja organizado e facilmente localizável.

Revistas, moldes ou amostras

Algumas pessoas gostam de tricotar a olho, ou por comparação com outras peças já feitas. Outras pessoas preferem seguir moldes fornecidos por revistas de lavores, ou retirados da Internet. Para quem preferir tricotar seguindo instruções ou amostras convém estar devidamente munido de várias possibilidades de escolha a fim de poder fazer o seu tricô como considerar melhor.

Outros materiais

Também pode ser útil ter por perto uma agulha de croché para emendar malhas que deslizem, fita métrica para medir amostras, um ponteiro que impeça os pontos de deslizarem da agulha, uma bolsa pequena para guardar as agulhas de bordar sem correr o risco de se picar a cada vez que mexer no material de tricô.

Para quem não tiver tempo ou paciência para comprar cada peça de material em separado, também é possível recorrer aos kits de tricô disponíveis no mercado. Nestes kits vem tudo o que é necessário para tricotar, e existem diversos preços consoante a quantidade de material inserido. Apenas mais um conselho, não vale a pena comprar muitas agulhas e muitas lãs quando se está a aprender ainda a tricotar. Mais vale esperar até se dominar bem a técnica e só depois investir em mais material. De início basta um par de agulhas retas e um novelo de lã de média grossura.

Comentários

Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários

Votação

Com que frequência faz tricô?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.